Opção + verde: discos de algodão reutilizáveis

Você sabia que são necessários 20 mil litros de água para produzir 1 kg de algodão, o que equivale a uma camiseta e um par de jeans? Essa informação é da World Wild Life (WWF.org), que diz também que um dos maiores impactos causados pela indústria do algodão é o alto consumo de pesticidas, além do consumo de água em larga escala.

Muito do algodão que consumimos está em produtos voltados para higiene pessoal. Seja na forma de absorventes íntimos, cotonetes ou discos para remover maquiagem, o algodão está presente em nossas casas e nossos banheiros, criando uma pegada poluente que, hoje, com a variedade de produtos sustentáveis disponíveis no mercado, já podemos diminuir.

Resolvi fazer o teste em abril deste ano, quando comprei dois kits com 12 discos de algodão orgânico reutilizáveis de uma loja da Etsy, a JuniperseedMercantile. Comandada pela simpaticíssima Tiffany Norton, a loja é especializada em produtos verdes e orgânicos, como cosméticos homemade e substitutos para produtos descartáveis (que ela chama de “unpaper products”, algo como produtos não feitos com papel).

discos_algodao_juniperseed_01_edit

O kit é composto, além dos 12 discos, por um saquinho de rede de algodão, próprio para colocar os disquinhos na máquina de lavar. Eu resolvi guardar os meus numa caixinha organizadora transparente da Coza, que deixo na bancada da minha pia. À medida que vou utilizando os discos, passo água com um pouco de sabão líquido (para retirar o excesso de produto que fica neles), deixo secar e vou guardando no saquinho, até juntar uma quantidade suficiente para ir à máquina.

 

discos_algodao_juniperseed_02_edit

Sobre o produto em si: os discos são macios, não irritam a pele e fazem um excelente trabalho retirando maquiagem e impurezas da pele. É possível usar os dois lados do disco e, assim, fazer uma limpeza caprichada. Eles aguentam bem a lavagem em máquina (sempre coloco no modo delicado) e secam rapidamente.

O kit que eu comprei não está mais à venda, mas há outros modelos a partir de US$ 8. É preciso encomendar o kit, pois eles são produzidos por pedido, e não em larga escala. O frete para um conjunto custa US$ 15, mais caro do que o kit mais barato, mas, considerando a economia em longo prazo (pense bem: você nunca mais vai precisar comprar discos de algodão descartáveis), vale muito a pena.

Veja todos os kits disponíveis neste link: https://www.etsy.com/shop/JuniperseedMerc/items?ref=l2-shopheader-name&section_id=6246606.

Advertisements

One Comment Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s