Em busca da ecobag perfeita

Ao longo dos anos, montei uma pequena, porém respeitável, coleção de sacolas retornáveis, ou ecobags, como costumam ser chamadas aqui no Brasil. Entre sacolas de lona e algodão, as minhas preferidas são as de poliéster da marca alemã Reisenthel, que infelizmente ainda não estão à venda no país, mas são entregues aqui pela loja portuguesa inexistência (os preços já estão em reais).

As duas maiores vantagens das ecobags da Reisenthel são sua leveza e o fato de que um dos modelos vem em uma bolsinha super prática, que pode ser carregada em qualquer lugar com facilidade. Além disso, elas têm um tamanho perfeito, que substitui muito bem as sacolas plásticas. Com  apenas uma sacola, você pode fazer uma compra pequena – cabe tudo. Se a compra for maior, com quatro ou cinco sacolas você resolve o problema.

Talvez por seu uso ainda não ser um hábito muito difundido entre os brasileiros, é difícil encontrar sacolas reutilizáveis verdadeiramente práticas aqui. Até hoje, tudo o que vi à venda foram as já citadas ecobags de lona e algodão e aquelas que são vendidas nas caixas de supermercados e grandes lojas, feitas de ráfia.

ecobag_perfeita_02

Para mim, o segredo para uma boa ecobag é ela ser leve e fina o suficiente para poder ser dobrada e, assim, caber em qualquer cantinho, seja no bolso da calça ou no fundo da mochila. Precisa ser de um material lavável, e eu aprecio um belo design. Ser colorida também ajuda muito.

As ecobags disponíveis no mercado nacional ainda têm um longo caminho a percorrer para reunir todas essas qualidades. Enquanto isso, o importante é elas se tornarem tão comuns a ponto de, quem sabe, um dia as sacolas plásticas serem erradicadas de vez por aqui. É o meu sonho para 2017.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s