Desejos sustentáveis para 2017

O ano que parecia que não iria terminar nunca está, quem diria?, chegando ao fim. Em 2016, perdemos muitos ídolos e ícones culturais de outras eras, vimos o terrorismo avançar por novas frentes e tragédias humanitárias tomando proporções incontroláveis.

Na política, o mundo ocidental parece estar negando o multiculturalismo em favor de identidades nacionais ultrapassadas e há muito perdidas ou esquecidas. Aqui no Brasil, vivemos nosso drama particular, sem saber se 2017 será muito melhor do que os últimos dois anos.

Independentemente do que cada ano traga consigo, de bom ou de ruim, somos sempre compelidos a pensar nos 365 dias depois do Ano Novo como uma oportunidade para mudanças e transformações profundas. Alguns querem perder peso, outros pretendem quitar dívidas; há quem esteja em busca de uma cara metade, ou apenas de um empurrão na vida amorosa. Mas quantos de nós pensamos em como estamos gastando nosso dinheiro? Em como estamos consumindo?

É difícil falar em certo e errado quando se discute o que cada pessoa decide fazer com seu próprio dinheiro. Ser prescritivo é, muitas vezes, ser arrogante – especialmente se o “conselho” não for solicitado. No entanto, estimular uma reflexão mais profunda de um ato importantíssimo do nosso dia a dia em uma sociedade capitalista – o ato de comprar – não apenas não é arrogante, mas se torna essencial no momento em que nos damos conta de que o mundo simplesmente não suportará os níveis atuais de consumo por muito mais tempo.

Então, no lugar de longas listas com desejos que nem sempre nos esforçamos para realizar, deixo aqui minhas aspirações sustentáveis para o novo ano:

1) Que todos nós tomemos consciência de nossas escolhas.

2) Que, após essa tomada de consciência, entendamos as consequências dessas mesmas escolhas.

3) Que, com esse recém-adquirido conhecimento, passemos a agir com propósito, sempre pensando no impacto que estamos deixando no planeta.

4) E que, assim, seja possível usar o consumo como uma força transformadora para o bem.

Esses são os meus votos para 2017. Feliz Ano Novo!

 

Advertisements

4 Comments Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s