Começando bem 2017

Aqui no Rio, há uma crença de que o ano só começa de verdade depois do Carnaval. Talvez isso seja válido em vários aspectos: quem trabalha em uma empresa sabe da dificuldade que é fechar qualquer negócio ou iniciar projetos entre dezembro e fevereiro; para quem é freelancer, como eu, os trabalhos podem sumir nesse período e, às vezes, só dão as caras novamente no final do primeiro trimestre.

Por outro lado, na vida pessoal, o ano não pode esperar e começa já no primeiro dia do mês, ou então no primeiro dia útil. Para aqueles que fazem listas de projetos para o novo ano, é um momento de tirar planos do papel e aproveitar a energia positiva de realização que esta época traz.

Há muito tempo, eu parei de fazer listas do que gostaria de realizar a cada ano. No entanto, com o final de um ano tão problemático como 2016, resolvi que tentaria fazer algumas coisas de um jeito diferente em 2017, a começar pela necessidade de manter uma rotina saudável e disciplinada durante a semana e, assim, ser mais produtiva e ter mais tempo para começar ou retomar hábitos, como ir à academia e voltar a ler mais.

Entre as resoluções que pretendo seguir em 2017, está a decisão de ampliar ainda mais o leque de atitudes sustentáveis no meu dia a dia, o que, por sua vez, implica explorar minhas habilidades para criar objetos e soluções que substituam as alternativas não-sustentáveis.

Como qualquer gerente de projetos pode confirmar, tentar começar várias empreitadas de uma só vez pode não apenas ser assustador, como também minar o empenho e todos os recursos empregados. Então, para não correr o risco de sabotar meus próprios esforços, vou simplificar minha lista de resoluções e me concentrar, por enquanto, apenas naquilo que pretendo realizar em janeiro.

Metas para janeiro de 2017:

Ao colocar esses objetivos de modo claro e simples, pretendo “prestar contas” do que consegui realizar ao final de um mês, fazer um balanço do que foi feito e me preparar para as mudanças que ainda precisam ser implementadas. Disciplina, infelizmente, não é o meu forte, mas que época melhor do que o início de um novo ano para mudar velhos hábitos?

Leave a Reply

