Por que eu amo: óleos essenciais

Viver em um ambiente urbano tem suas vantagens indiscutíveis. Na cidade, temos mais acesso a serviços básicos de qualidade, diversão e opções de consumo variadas. É uma existência bastante cômoda. No entanto, porque estamos acostumados a comprar quase tudo pronto – inclusive alimentos –, perdemos o contato com a natureza e com soluções orgânicas para nossos problemas.

Quando precisamos de um creme para o rosto, vamos à farmácia. Quando acaba o desinfetante (a menos que você faça o seu em casa), corremos para o supermercado. E, assim, nos afastamos cada vez mais de nossos ancestrais e da nossa própria essência.

Essência. Óleos essenciais. Até no nome eles são incríveis.

Óleos essenciais (ou, na “gíria” de quem lida com eles, OEs) são nossos grandes aliados, mas muitos de nós ainda não sabemos disso. Eles vêm em vidros bem pequenos, podem ser super comuns ou raríssimos, mas todos são carregados de propriedades que podem nos auxiliar tanto nos cuidados estéticos quanto em nossa saúde.

Sozinhos ou junto com óleos vegetais carreadores, os OEs, por terem propriedades antifúngicas, antibacterianas e antimicrobianas, podem ser utilizados para limpar e hidratar o rosto, nos cuidados com os cabelos e com o corpo e na limpeza da casa. No meu dia a dia, eles estão presentes principalmente em misturinhas naturais para a pele. Também já pinguei algumas gotinhas nos meus produtos de limpeza caseiros e, nos meses em que usei um desodorante DIY (assunto para um próximo post), o OE de melaleuca foi meu melhor amigo.

Antes de qualquer coisa, se você pretende utilizar óleos essenciais em formulações para consumo próprio, é importantíssimo se informar sobre as propriedades de cada OE (e possíveis efeitos indesejados). Nunca aplique óleos essenciais na pele sem saber quais reações eles podem causar, e nunca, NUNCA ingira um OE sem prescrição de um especialista.

Nos links abaixo, você encontra duas listas super bacanas com propriedades e usos dos óleos essenciais:

Terraflor Aromaterapia – Guia Prático de Aromaterapia (pdf)

Vera Guedes Aromatherapy – Propriedades  terapêuticas dos óleos essenciais  mais utilizados por profissionais aromaterapeutas

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s