Loja do dia: Paninhos

Lembram dos meus sonhos de consumo sustentáveis para 2017? Um deles era encontrar uma marca brasileira que fizesse saquinhos de tecido para compras a granel e de hortifrúti.

Porque uma das minhas resoluções do ano é abolir de vez todo e qualquer tipo de sacola/saco plástico da minha vida, eu acabei encomendando os sacos reutilizáveis de uma marca australiana que descobri no Instagram (mais sobre eles em um post futuro).

Mesmo feliz com a minha compra, continuei com o radar ligado para encontrar uma empresa local que produzisse algo similar, não só pela questão ecológica de fazer uma compra internacional, mas também porque quero apoiar iniciativas sustentáveis locais. Alguns dias depois, numa dessas sortes que a vida nos traz, descobri a Paninhos, uma loja online de São Paulo que fabrica sacos e guardanapos de pano para substituir as versões descartáveis.

paninhos_guardanapos-kit_credito-paninhos
Kit com guardanapos para substituir os de papel. Crédito: Paninhos.

Eu me apaixonei na hora em que entrei no site da loja e vi os produtos. Além de lindos, fica claro o amor com que são produzidos. O DNA deles é 100% sustentável: são feitos de maneira artesanal, com tecidos produzidos no Brasil (muitos são de reaproveitamento); as embalagens são de papel reciclado, e a maior parte dos sacos é feita em algodão cru. Ah, e a loja envia para todo o país.

Os sacos para compras a granel vêm em três tamanhos: broto (14×18 cm), que pesa 15g; médio (16×24 cm), que pesa 25g, e super (20×30 cm), que pesa 30g. A informação do peso é importante na hora da compra – é preciso informar a tara dos sacos para descontar do valor da pesagem final (saco + produto).

paninhos_padoquinha-kit_credito-paninhos
Sacos para pão, um dos produtos mais charmosos da loja. Crédito: Paninhos.

Fiquei super feliz por descobrir a Paninhos. Sei que ainda temos um longo caminho aqui no Brasil no que diz respeito à oferta de produtos e serviços sustentáveis, mas cada iniciativa como essa é um passo na construção de algo maior, que nos aproximará de uma sociedade com menos desperdício e mais consciência.

*Todas as imagens neste texto foram cedidas pela Paninhos. Este não é um post patrocinado, e não contém links afiliados.

 

Advertisements

One Comment Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s