Opção + verde: copo retrátil

Quando eu era pequena, era hábito da minha mãe sempre carregar um copinho retrátil, daqueles de plástico mesmo, dentro da bolsa. Quando cresci um pouquinho, ela me deu um, que eu carregava na mochila para ir à escola e também em viagens.

Hoje, muitos anos depois, eu vejo como esses exemplos podem estar presentes em nossas vidas desde cedo, e como os deixamos para trás em favor de hábitos menos sustentáveis. São tantas as facilidades e comodidades à nossa disposição, que acabamos por esquecer práticas mais verdes que aprendemos na infância.

Por conta da minha jornada rumo ao lixo zero, estou reavaliando hábitos e encontrando pontos onde posso mudar ou melhorar. Entre as práticas às quais pretendo aderir, está a de sempre carregar comigo um copinho portátil (eu já levo uma garrafinha, que deixo cheia com água só até a metade, para não pesar muito na bolsa).

Já venho olhando as opções disponíveis atualmente há algum tempo, mas só esses dias me lembrei que esse era um hábito meu que eu apenas precisava recuperar. Lembrei do meu copinho da infância – acho que era amarelo – e de como minha mãe comprou copos iguais, mas de outras cores, para ela e para minha irmã.

Falando da minha família: sempre fez parte da educação que nossos pais nos passaram estarmos preparadas para tudo, no melhor estilo escoteiras. Ganhei um canivete suíço ainda na pré-adolescência (juro que nunca me machuquei com ele – outros tempos), e minha mãe até hoje insiste na importância de carregar uma lanterna pequena dentro da bolsa (vai que falta luz, né?). Fomos criadas para sermos independentes e autossuficientes, e eu sou eternamente grata aos meus pais por isso.

Só que esse post não é para tecer loas ao que meus pais me ensinaram. Eu queria mesmo falar sobre os copinhos retráteis, juro.

A maior parte das opções disponíveis atualmente ainda é de plástico, mas, procurando bem, é possível achar as versões em silicone e aço inox. Neste post, compilei o que encontrei depois de uma busca bem detalhada no Google – são apenas três opções. Uma delas é velha conhecida de quem se interessa pelo tema lixo zero.

Copo de aço inox retrátil – Paz em Gaia

O copinho retrátil em sua versão clássica. Pequeno e prático, ele tem capacidade para comportar 150mL de líquido e pesa aproximadamente 100 gramas. Fechado, fica com uma altura de apenas 3cm. Abertura por sistema telescópio.

Preço: R$ 22 + frete

Copo de silicone retrátil – Paz em Gaia

Com a mesma capacidade da versão em aço inox, o copinho de silicone é mais leve – pesa apenas 50 gramas – e tem o mesmo sistema telescópio de abertura. Fechado, sua altura é de 3cm. Disponível em quatro cores: azul, laranja, verde claro e vermelho.

Preço: R$ 24 + frete

Copo retrátil Menos 1 Lixo

O clássico do Menos 1 Lixo em versão de silicone. Disponível em três cores (atualmente, duas estão em falta), o copo comporta impressionantes 400mL e pesa em torno de 130 gramas. Fechado, ele tem uma altura de 3,8cm, e tem uma alça para chaveiro, que pode ser utilizada para prender o copinho a bolsas e mochilas.

Preço: R$ 59,99 + frete

*Este não é um post patrocinado, e não contém links afiliados.

Crédito de imagem: Pixabay.

Leave a Reply

