3 objetos que você pode reaproveitar já

Todos os dias, nos desfazemos de objetos que consideramos “lixo” mas que, em alguns casos, ainda poderiam ter uma sobrevida cumprindo outra função.

As primeiras palavras do conceito dos 5 Rs tal como preconizado pela Bea Johnson são “recusar” – ou seja, evitarmos a aquisição daquilo que tem potencial de se tornar desperdício depois que cumprir sua utilidade (ou atingir o fim de sua vida útil) – e “reduzir”, o que significa comprar/consumir menos. A terceira palavrinha mágica é “reutilizar”, ou reaproveitar o que não conseguimos ou não podemos recusar/evitar.

Nesta linha – e seguindo a proposta do post sobre hacks econômicos para a casa –, juntei algumas dicas de como reaproveitar esses objetos e, de quebra, economizar uns trocados.

1 – Reutilize potes de vidro para compras a granel

Você comprou um vidro de palmito, daqueles enormes, e não sabe o que fazer com ele vazio? Higienize-o bem e reaproveite-o em compras a granel. Ele também pode ser super útil para manter verduras e alguns legumes frescos por mais tempo na geladeira (dica da Cristal Muniz, do Um Ano Sem Lixo).

2 – Dê nova vida a garrafas de vidro

Sabe aquela garrafa de suco de uva orgânico, daquelas de vidro, que costumam ter um formato diferente das garrafas mais comuns? Depois que o suco acabar, você pode usá-la como vaso para flores (como na foto principal deste post). O mesmo vale para garrafas de cerveja artesanais, que normalmente são lindas.

img_8109
Garrafa de suco de uva orgânico + angélicas = perfeição!

3 – Transforme roupas velhas em panos para limpeza

Você tem alguma roupa muito velha dando sopa em casa, que não está mais em condições de ser usada e, por isso, não pode ser doada? Dependendo do tecido (se for absorvente, como algodão), você pode reaproveita-la. Basta cortar em pedaços e utilizar os paninhos para a limpeza de pequenas sujeiras. Assim, você pode deixar os panos de chão para a limpeza mais pesada e não usa rolos de papel toalha. 😉

Dica extra:

Gosta de velas aromáticas? Depois que elas acabarem, aproveite o copo de vidro como porta canetas ou porta pincéis de maquiagem. 😉

3_hacks_reaproveitamento_01.jpg

Quer deixar suas sugestões ou receber mais dicas de reaproveitamento? Deixe um comentário. 🙂

*Este não é um post patrocinado, mas contém links afiliados.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s