Lixo zero: sacos de hortifrúti Onya

Depois de listar meus desejos sustentáveis para 2017, confesso que não imaginava que encontraria soluções verdadeiramente práticas para o problema das sacolinhas plásticas de verduras, legumes e frutas tão cedo. Não demorou muito depois da virada do ano para eu encontrar duas marcas — uma brasileira, a Paninhos, e outra australiana, a Onya — que iriam mudar minhas perspectivas sustentáveis para o futuro próximo.

No iniciozinho do ano, comentei que estava aguardando a chegada dos tão esperados saquinhos reutilizáveis de hortifrúti da Onya que havia encomendado. Tinha acabado de descobrir a Paninhos — que, na época, ainda não tinha lançado seus saquinhos de feira que, aliás, estão na minha lista de compras — e estava empolgada por ter opções que antes pareciam tão distantes.

Os saquinhos da Onya chegaram no final de fevereiro, a tempo das compras de Carnaval. Por virem numa bolsinha com um mosquetão, dá para carrega-las em qualquer lugar. Quando as estreei numa ida ao supermercado, prendi o mosquetão no passador de cinto da minha bermuda e mandei ver na minha feirinha quase lixo-zero (não fosse pelas danadas etiquetas adesivas).

onyalife_02
As sacolinhas da Onya depois de um passeio na feirinha do supermercado

Assim que recebi as sacolinhas, me surpreendi um pouco com o acabamento delas, que me pareceu frágil de início. No entanto, depois de usa-las, percebi que elas são resistentes e aguentam o peso indicado — 2 quilos —, além de permitirem que os alimentos “respirem”, diferentemente das sacolas plásticas.

As sacolinhas da Onya são feitas de garrafas PET recicladas e podem ser lavadas à mão em água fria. Cada uma mede 30cm (largura) por 25cm (altura) e pesa menos de 1g. A loja envia para o Brasil (claro) e as sacolinhas estão disponíveis em kits com cinco ou oito unidades. Cada kit de cinco sacolinhas custa AU$ 14,50. Os dois que comprei, mais frete, saíram por AU$ 50,44 (R$ 120 na cotação do dia 3/03). Detalhe importante: os saquinhos (e a bolsinha de transporte) vêm embalados em uma caixa de papelão reciclado, impresso com tinta à base de soja.

Como a procura está absurdamente grande, as sacolinhas estão esgotadas no momento, mas não se desespere, pois há uma excelente opção nacional agora que a Paninhos acabou de lançar seu kit feirinha com seis sacolinhas de voil de poliéster que têm o mesmo tamanho dos saquinhos da Onya.

O ano de 2017 está fazendo um bem imenso às minhas escolhas sustentáveis. Ainda não estou 100% no bonde lixo zero, mas hoje tenho mais possibilidades graças a marcas como a Onya e a Paninhos (que voltará em breve ao blog — aguardem). E não é só no front das compras lixo zero que a vida está andando — outros produtinhos chegaram para tornar minha vida mais simples e verde. Daqui a pouco eu falo mais.

Este não é um post patrocinado e não contém links afiliados.

One Comment Add yours

Leave a Reply

