Lixo zero: garrafa térmica Bagaggio

Continuando na toada do meu último post, este início de 2017 já fez mais pelas minhas escolhas sustentáveis do que todo 2016 (aliás, que ano, hein?). Primeiro foi a descoberta da Paninhos; depois, da Onya, e agora eu achei aquela que tem tudo para ser o cálice sagrado das garrafas térmicas portáteis.

Beber água é uma das coisas mais importantes que podemos fazer pelo nosso corpo. Beber MUITA água durante o verão (ainda mais se for o temido verão carioca) é obrigatório para manter o organismo funcionando bem, sem sobressaltos. Junte calor e atividade física pesada e a água é logo alçada ao posto de ouro líquido.

Eu amo beber água. É a minha bebida preferida (de verdade) e, porque eu transpiro muito, se eu não tomar meus dois litros diários, grandes são as chances de uma desidratação. Além disso, voltei a frequentar a academia mês passado, então não consigo ficar sem tomar alguns goles entre uma puxada de ferro e outra.

Achar uma garrafa que 1) tenha uma boa capacidade em mL, 2) não seja super cara, 3) conserve a água gelada por bastante tempo e 4) seja leve e compacta o suficiente para ser carregada tranquilamente para cima e para baixo não é missão das mais simples. É fato que há muitas garrafas portáteis no mercado, mas poucas são térmicas, menos ainda dão conta do recado de verdade (e por tempo suficiente) e raras são aquelas que não são de plástico.

Nas minhas buscas virtuais incessantes, esbarrei numa marca americana, a S’well, que faz aquelas garrafinhas lindas que lembram as antigas garrafas de leite feitas de vidro. Sempre vi essas belezuras nos Instagrams da vida, mas nunca prestei atenção ao fabricante. Depois que descobri o site da S’well, fiquei encantada com a variedade de cores e estampas, mas logo me desapontei, porque a loja virtual da marca não entrega no Brasil.

Prossegui na minha busca, então, caçando similares de outras marcas que fossem entregues ou vendidos aqui. Não encontrei nada, até que o acaso se encarregou de me dar um empurrãozinho. Fui visitar uma das minhas melhores amigas durante o Carnaval e, ao chegar ao apartamento dela, a primeira coisa que vi sobre a mesa de jantar foi uma garrafa idêntica às da S’well. Cheguei mais perto para ver de onde tinha saído aquela coisa linda, e foi aí que vi a marca da Bagaggio estampada na frente da garrafa.

É claro que, dias depois, fui correndo a uma loja da Bagaggio para comprar uma. Até então, estava improvisando com uma garrafinha de água mineral que eu já tinha em casa, mas chegaria uma hora em que ela teria que ir para a lixeira de reciclagem de plástico. E aí eu não queria continuar nesse círculo vicioso de usar plástico em algo que poderia ser substituído por um versão reutilizável.

Foi então que a garrafa térmica da Bagaggio entrou com tudo. Do alto de seus 27cm de altura e 500mL de capacidade, ela é feita de aço inoxidável e tem um revestimento emborrachado, que ajuda a dar “pegada”. A tampa é de rosca e tem um anel de borracha que mantém a garrafa hermeticamente fechada. O líquido não vaza de jeito nenhum (se a tampa estiver bem enroscada).

garrafa_bagaggio_02
Em todo seu esplendor.

Segundo promessa da marca, ela mantém os líquidos frios por até 24 horas e quentes por até 12 horas. Nos meus testes, a água ficou bem gelada por aproximadamente 12 horas e fresca no tempo restante. E ela não precisa, nem deve, de jeito algum, ser levada ao congelador ou freezer.

garrafa_bagaggio_03
Olha ela, toda faceira, dando expediente na academia.

A garrafa vem em duas versões, de 500mL e 750mL — que custam, respectivamente, R$ 79,90 e R$ 99,90 —, nas cores preto, rosa, azul e verde. Ela é vendida no site da Bagaggio e nas lojas físicas da marca.

Março mal começou e já trouxe outro membro de peso ao time dos reutilizáveis. E não vai ser só na academia que essa belezura vai me acompanhar não. Em abril, ela vai bater ponto em terras estrangeiras também. Aguardem. 😉

Este não é um post patrocinado e não contém links afiliados.

 

Leave a Reply

